Consumo Consciente No Segmento De Jeanswear

Pandemia traz consumo consciente no segmento de jeanswear, revela pesquisa encomendada pela marca Lycra.

Realizado pelo Ipec, estudo identificou que apesar de os brasileiros estarem com menos peças no guarda-roupa, na hora da compra, conforto e qualidade estão entre as características mais procuradas; preço perdeu relevância em relação à pesquisa de 2018

Por Renata Passos

Consumo consciente no segmento de jeanswear 1

 

Para entender os hábitos e motivações de compra dos consumidores de Jeans e Sarja, a The Lycra Company encomendou uma pesquisa que identificou importantes mudanças desde o seu último estudo, realizado em 2018, antes da pandemia da Covid-19. A divulgação do estudo ocorreu durante a Semana de Lançamentos de Coleções, no espaço Denim City, em São Paulo, nesta quarta-feira (27.10).

Desta vez, a pesquisa, que foi conduzida pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), entre 16 e 25 de agosto de 2021, revelou que o número de calças no guarda-roupa passou de 8,6 para 7,7 peças. Embora o consumo esteja passando por adaptações, já que a compra de calça jeans caiu 4 pontos percentuais (de 92% para 88%) e a de calça de sarja apresentou um aumento de 10 pontos percentuais (de 26% para 36%) em relação à pesquisa anterior, o estudo mostrou que o consumidor está mais consciente e faz mais avaliações na hora da compra.

Conforto e modelagem mais justa

A pesquisa identificou que no segmento de jeans, o principal driver para a compra de uma calça é conforto, seguido por qualidade e durabilidade – todos esses atributos apresentaram alta nas menções frente à pesquisa anterior. Ao mesmo tempo, o fator preço baixo perdeu relevância, o que mostra que o consumidor passou a priorizar outros critérios de compra. O preço médio pago por uma calça aumentou por volta de 10% se comparado ao valor de 2018.

Segundo a gerente de marketing da The LYCRA Company, Silvana Eva, a marca LYCRA® é que se apropria da maior quantidade de atributos identificados na pesquisa, destacando-se em relação às demais marcas nos quesitos conforto, caimento, qualidade, durabilidade e valorização do corpo. “70% dos consumidores conhecem a marca LYCRA®, o que representa a nossa força no segmento”.

A preferência nacional ainda é por modelos de calças mais justas e que mostram as curvas do corpo. Os modelos mais utilizados pelas mulheres são a skinny, seguido pela slim e a tradicional.  Já no mercado masculino, a calça mais usada é a slim e o modelo tradicional.

O canal de compra mais procurado continua sendo as lojas de departamentos (como C&A, Riachuelo, Renner e Marisa), seguido pelas multimarcas e a internet, que apresentou um crescimento de 11 pontos percentuais.

A pesquisa, quantitativa e realizada de forma online, contou com 1.000 entrevistas, representativas da população brasileira de internautas de 16 a 54 anos, das classes ABCDE, que compraram calça jeans e/ou de sarja nos últimos 12 meses.

Para assistir a divulgação da pesquisa feita pela gerente de marketing da empresa, Silvana Eva, e as participações da vice-presidente América do Sul da companhia, Adriana Morasco, e da diretora global de marketing estratégico para denim da The LYCRA Company, Ebru Ozaydin, falando sobre como a pandemia impactou os hábitos de consumo de jeans no mundo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=g0h98fe2O2Q

Semana de Lançamentos de Coleções

A divulgação da pesquisa ocorre durante a Semana de Lançamentos de Coleções, no espaço Denim City, em São Paulo. Na ocasião, grandes tecelagens apresentam suas novidades em tecidos e muitos deles contam com as tecnologias da The LYCRA Company.

Nesta edição, a Santista Têxtil está lançando quatro artigos com o fio LYCRA®, sendo dois da família LYCRA® DualFx que utiliza o fio LYCRA® + LYCRA® T400, batizado pela tecelagem de Triblend, que conta com alta elasticidade e recovery. Além do toque macio do algodão, esse tecido tem a elasticidade do fio LYCRA® e a estabilidade dimensional, resistência do fio LYCRA® T400 que ainda contribui para melhorar ainda mais a elasticidade. A empresa também está apresentando ao mercado dois artigos com um fio LYCRA® mais robusto: a coleção Sticker Power, que permite um alto power com boa recuperação. Ideal para peças super justas.

A Vicunha Têxtil apresenta um novo tecido, denominado Rapel, que conta com a tecnologia LYCRA® Anti X Slip. Com o aumento do uso de poliéster, rayon e outras misturas de fibra em denim, o deslizamento da costura se tornou um desafio para fabricantes, marcas, varejistas e, finalmente, para o consumidor final. Esse fio reduz o enrugamento causado pelo deslizamento de costura e melhora a qualidade da peça.

Além disso, a empresa está apresentando novos artigos na família de tecidos Perfect Fit, que contam com a tecnologia LYCRA® DualFx (feitos com fio LYCRA® T400 e o fio LYCRA® original), e que proporcionam um alto recovery, retenção da forma, excelente ajuste, conforto e durabilidade. Tudo que os consumidores desejam hoje. Os tecidos são o Patricia e Patricia Black Black

A Canatiba Têxtil, reforça sua família de produtos da família DUO CORE, que promove diferenciação e alto stretch, e apresenta uma nova família de tecidos AURORA DUO CORE com a tecnologia LYCRA® DualFx que proporcionam mais recovery, retenção da forma e conforto.

A Cedro Têxtil, empresa que usa exclusivamente elastano LYCRA® em sua linha, está apresentando a sua coleção com o fio LYCRA® ADAPTIV™, que conta com uma fórmula desenvolvida para esticar, se acomodar e se adaptar a diferentes formatos de corpos como uma segunda pele, graças a um polímero revolucionário.  A Cedro foi a primeira empresa no mundo a lançar um tecido com esse novo fio. O novo fio deu origem à tecnologia “Cedro Comfy” presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro.

A Covolan apresenta a sua nova coleção com produtos LYCRA® EcoMade, fio com elastano produzido com 20% material reciclado pré-consumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard), mantendo o mesmo desempenho, porém com mais sustentabilidade. Os novos artigos com o LYCRA® EcoMade são o Ancona, Bergamo e Genova.

The LYCRA Company

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais informações, visite https://bit.ly/3CN6uta

Esse artigo apareceu primeiro em Portal Tempo NovoConsumo Consciente No Segmento De Jeanswear

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Análise da 14ª Rodada do Brasileirão

A rodada dos mandantes Tirando o Botafogo , que perdeu justamente o clássico pro Fluminense , todos os mandantes pontuaram. Isso foi muit...